quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Você quer um passado novo?

Esse ano eu fui à Cabo Frio e fiquei apaixonada por tudo: pelas praias, pelas atrações, pelas lojinhas e também por um garoto – ele era lindo e se chamava Victor. A gente se encontrava todo dia na praia, surfávamos juntos e ficávamos conversando na rua até tarde. Só que os dias iam passando e nada de a gente ficar; No último dia da viagem, decidi dar um jeito e dizer algo, mas... desisti. E aí, no dia que eu ia embora, sem querer sem dramática nem nada, nos despedimos para sempre – ele foi para a cidade dele e eu para a minha. Lembrando que, pra pior tudo, eu perdi o msn dele.

Quando eu lembrava disso, acabava dando bronca em mim mesma. Se eu pudesse voltar no tempo, putz, como eu falaria pro Victor que estava doidinha por ele! Mesmo que fosse pra receber um “Que pena, eu não”, sabe? Pelo menos, eu teria tentado e não carregaria o peso amargo desse arrependimento (ok, exagerei). Parece que, por mais que estejamos satisfeitos, é quase certo que, se pudéssemos voltar no tempo, mudaríamos alguma coisa na nossa vida. A gente não pode fazer isso (se você pode, desculpe), mas tem outra coisa que a gente pode: fazer julgamentos superlegais com nós mesmos, do tipo: “Que idiota eu fui”, “Que covarde”, etc. Eu confesso: era mestra em fazer isso comigo. Só que, da última vez que relembrei essa história do Victor, resolvi dar um tempo nessas críticas.

Depois de refletir por alguns momentos enquanto comia musse de maracujá, (adoro refletir com musse de maracujá), cheguei a duas conclusões que me pareceram bem óbvias:

1) É perda de tempo xingar minha versão passada. Afinal, não posso fazer nada em relação às coisas que já passaram (de novo, se você pode, desculpe). E, principalmente,

2) É injusto fazer isso comigo mesma.

Quando olho pra trás, vejo minha versão de agora, 2.0, fazendo naquelas situações. Só que tomando atitudes diferentes. Quem fez aquelas coisas, foi a pessoa do passado, a versão 1.0. Então, é, no mínimo, uma maldade comigo mesmo (e uma inverdade!) olhar meu passado como se o eu de agora o estivesse vivendo. No começo do ano, coisas que me parecem mais fáceis hoje, eram complicadas. Da mesma forma, espero que, daqui a alguns anos, a minha versão 3.0 tenha qualidades que eu ainda não tenho. E aí? No futuro, vou xingar a minha versão de agora, sendo que estou tentando fazer o melhor?

Se você tem o hábito de olhar pra trás e ver que poderia ter feito várias coisas de um jeito diferente, legal: acho que é quase inevitável fazer isso. Mas, se tem o hábito de se detonar nessas horas, como eu tinha, pense nisso. A pessoa que você foi, para o bem e para o mal, não é quem você é agora: tenha paciência com ela, coitada. E, afinal de contas, foi sendo ela que você acabou sendo quem é hoje. Acho que o negócio é bancar o que a gente fez. Não acha? E, principalmente, tentar fazer sempre o melhor que podemos, para, no futuro, nos lembrarmos disso: que, naquela época, dispondo dos recursos de que a gente dispunha, demos o nosso melhor.

(Mas fico pensando se aquela bocó que eu era não podia mesmo ter criado coragem pra falar com o Victor e... ok, parei!)

8 comentários:

  1. eu tenho esta mania de olhar sempre pro passado e me xingar kkkk amo suas postagens =]

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui, pode falar, sou um livro aberto.

    ResponderExcluir
  3. Anna, vc tá muito severa com vc mesma hein!!!
    Vc vai encontrar outros Victors por aí... Não era pra ser!
    Espero q goste do meu blog sobre mitologia grega e q me siga tb. Sou escritora e tem sorteio do meu livro. Sobre os deuses do Olimpo!
    Beijão pra vc!
    Sarah Micucci
    Meu blog:
    http://imperiodosdeuses.blogspot.com/

    O sorteio:
    http://arelli-anjo.blogspot.com/2010/10/pelos-poderes-dos-deuses-olimpianos.html

    ResponderExcluir
  4. Olá Anna!

    É a primeira vez que visito seu site.

    Logo de cara optei por ler o primeiro post. Confesso que não me arrependi.

    Você está trabalhando de uma forma maravilhosa (você escreve muito bem! =) ) com um assunto que é comum para todas as pessoas. Essa questão de equilíbrio entre o seu eu passado e o seu eu presente.

    Seu post realmente me fez refletir sobre algumas coisas e acredito que poderá ajudar muitas pessoas, pois seu testemunho está bem direto e interessante.

    O que você chama por "eu versão 2.0" e depois por "eu versão 3.0", é o que conhecemos por "amadurecimento" e também "respeito próprio" e finalmente por "amor próprio".

    É algo que apenas aprendemos com o tempo, com nossas experiências de vida, quando enfrentamos nós mesmos e nos apaixonamos pelo nosso maior amor. (Sim, eu falo novamente de "nós mesmos".)

    Todas as experiências de nossa vida servem para aprendizados. Tenho certezas que oportunidades não faltarão na sua vida, nem mesmo na vida de ninguém, mas para isso devemos estar atentos para percebê-las. Eis então nossa escolha. E independente dela, até mesmo a ausência dela, gerará uma consequência que também servirá de aprendizado e outras oportunidades.

    Particularmente penso na vida dessa forma. E sinceramente, esse é um ciclo viciante pelo qual sou apaixonada.

    Vou parar meu comentário por aqui, pois ele está virando um novo post! ;D

    Ótimo final de semana a você querida!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. SÁBIAS PALAVRAS e n tô te bajulando. Amei esse post, é sério, esse negócio de ter dado o melhor... n tinha pensado nisso. Te amo pra sempre, linda. ♥

    ResponderExcluir
  6. Ah é tudo verdade mesmo e você escreve super bem! Poxa, isso tudo que você disse é a mais pura verdade, nossa, eu faço muito isso e aconteceu algo comigo BEM parecido.. Só que em Arraial do Cabo, ali pertinho de Cabo Frio e com um garoto que trabalhava numa padaria! KKKK Mas nunca nos encontramos fora de lá, eu passava uns minutos a mais lá enquanto ele trabalhava e agente conversava *-* ai ai, esses amores de verão, nos deixam sempre meio arrependidas de alguma coisa, não só eles, mas muitas outras coisas também e depois ficamos nos culpando, rs. Realmente, temos que parar com isso, afinal, no futuro não vai ser legal nos culpar já que tem coisas hoje que não temos coragem nem facilidade de fazer!
    É isso ai.. eu não to con seguindo te seguir, ta dando erro, mas vou continaur tentando... passa lá no meu blog pra me lembrar de te seguir caso eu nao consiga, gostei mesmo daqui :D

    ResponderExcluir
  7. Uau! Devo dizer QUE CHANCE perdida.
    Eu sempre digo que o pior arrependimento é por aquilo que você não fez..rs

    Adorei o blog e já estou seguindo...
    Eu sou do blog Meninas de Vinte...
    bjs
    http://meninasdevinte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. que chance perdida +1 UAHSU já me arrependi de coisas assim também e queria um passado novo, ah queria sim! AUSHA
    Demorei pra ler alguma coisa aqui, mas li, certo? Gostei, você escreve bem (:
    beijos

    ResponderExcluir