quarta-feira, 21 de abril de 2010

Conto ou não conto?

Há algum tempo, uma amiga me ligou com um tom de voz de “lá vem bomba” e me chamou para um café. Assim que nos encontramos, ela soltou: tinha traído o namorado e não sabia se contava ou não pra ele. É claro que nós, os amigos, não somos um oráculo, e nesses casos, tento dar uma resposta na linha do “cada um é cada um, o que seria do azul se não fosse o amarelo?”. Mas, beleza, quando a bomba é minha, eu amo transformar os amigos em oráculos que me mostrem a verdade e me digam o que fazer.

Então, resolvi dar alguns pitacos.
O problema de falar sobre traição é que só a palavra já remonta a toda uma música de fundo, lágrimas no olhar, tapas na cara, enfim, já deixa claro que é errado e não se fala mais nisso! Se fosse uma palavra como “mamão”, por exemplo, seria mais fácil falar sobre o assunto. Tem quem goste, tem que não goste, tem quem faça uma vitamina e etc. Mas voltamos ao nosso foco fora do mundo das frutas.
Espalharam por aí que, quando um casal se ama, eles ficam um com o outro e com mais ninguém. Por isso, sem querer inventar estatísticas, mas inventando, 99% das pessoas, quando descobrem que são traídas, fazem um drama danado e, na melhor das hipóteses, “perdoam” o traidor. Por outro lado, uns 80% das pessoas já traíram e/ou foram traídas, vai. E aí?

Teoricamente, dar uns intervalos na nossa relação estável e ficar com outro parece ser superdinâmico. Se uma pessoa A namora a B, e B, danadinha, fica com a C, mas volta feliz para os braços da A, o que é que tem?
B já está com a A e a equação (tá, não é uma equação) voltou ao normal.
Certo? Bom, a vida é mais complexa do que três letras trocando de lugar. A gente se depara com sentimentos como orgulho, ciúme e posse, e é difícil abandonar essas referências e ter um namoro “moderninho”. Eu confesso que até já tentei, mas não deu muito certo. Também enche um pouco a paciência, pelo menos a minha, ter uma dessas relações megassinceras. Na boa, se meu namorado beijou uma outra menina, eu quero mesmo saber disso? Será?

Bom, dito isso tudo, falei pra minha amiga o que eu achava: que, se ela não estivesse com dor na consciência, melhor esquecer o assunto e não contar nada. Mas esse conselho foi inútil porque, como eu disse no primeiro parágrafo, ela estava, sim, com dor na consciência. E dor na consciência é mais difícil de sair do que pelo encravado. O que fazer? A solução mais difundida pelas pessoas é confessar a traição. Faz sentido? Ou é só folga do traidor, que tem seu sono de volta e estraga o sono do traído?
Depois de conversarmos muito, ela chegou a conclusão de que iria contar. E aí, ele terminou o namoro, como ocorre em, digamos, 60% dos casos. Isso já faz uns dois meses e pode ser que eles voltem. Vai saber. O caso é: você concorda com a atitude da minha amiga?
O que eu acho mesmo é que cada um é cada um, e o que seria do azul se não fosse o amarelo?

28 comentários:

  1. Anna como você mesma disse... " a vida é mais complexa do que três letras trocando de lugar". Não entendo muito bem o lance de traição sendo que se você está com uma pessoa provavelmente você gosta de estar com ela e quer estar com ela. Está certo que: desejamos muito mais, temos essa cobiça pelo outro que passa do nosso ado, um caso passado, uma pessoa que te trata muito bem. Porem ao meu ver temos que controlar essa vontade que domina em nosso ser de procurar a pessoa que estamos em outra. Nunca iremos achar e se queremos estar com tal, não temos motivo para "explorar novos horizontes". Digo é totalmente sem nexo, ao menos pra mim. Mas já olhando pelo lado de trai o que faço.. acho que sim a sinceridade ajuda e muito e se ambas as partes souberem manusear a situação tudo sai bem.. sendo que A está com B e B ficou com C.. Olhando por outro lado, para quem B voltou no final de tudo? Para A! Correto? Acho que sim. Isso é uma prova de que, B se sente feliz ao lado de A.. e o que aconteceu foi por uma carência momentanea ou falta da liberdade que a muito não tem. Não sei ao certo, não tenho muitos conceitos em "como fazer o seu relacionamente dar certo", sendo que todos os meus são um caos tremendo. Está ótimo o seu blog continue escrevendo, estou te acompanhando. Mil beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não sou inteligente igual você, por isso meu comentário será breve. :(
    Acho que ninguém gosta de ser traido, mas, se aconteceu, aconteceu. Às vezes não temos culpa (às vezes). Ela fez certo ao contar e você fez mais certo ainda ao ajudá-la. Muito bom texto, continua assim, manola.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do que você escreveu! E é fato que traiçao é algo muito... complicado!
    Continua o blog *-*

    ResponderExcluir
  4. a vida é mais complexa do que três letras trocando de lugar! +1
    traição é uma coisa mto complicada...
    post mto bom pra refletir!

    ResponderExcluir
  5. nooossa, curti demais o assunto que vc escreveu... o negocio do A, B e C é fato! quem dera se as coisas fossem tão fáceis...
    continua o blog, ta mto bom, to acompanhando!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu estou APAIXONADO pelo seu blog, e sobre o assunto, eu acho que sua amiga fez a escolha certa em contar para ele a sua traição, pois na minha opinião, é melhor ser sincero do que ser falso, e se ele descobrisse a traição por alguém, poderia dar problemas piores do que a separação.

    ResponderExcluir
  7. CARALHEO; vc escreve bem pra caramba ou. *-------*
    o blog ja ta nos favoritos aqui, fico foda o post anterior tbm :D e continua escrevendo aqui mesmo Anna, não para dessa vez :D essa parada de traição é meio confusa mesmo, se vc trai é porq não gosta tanto assim da outra pessoa como vc imagina gostar. complicado. e a respeito da felicidade do post anterior, tem gente que não se ve feliz porque bota na cabeça que não é feliz '--
    povo bobo, :D SHAUHSUAHS
    queria dizer so isso mesmo, sucesso ae no blog amizade que parece ser de 10 anos :D

    ResponderExcluir
  8. adorei teu blog!vou seguir!

    segue-me também, você vai gostar!
    http://ncavalcante.blogspot.com/


    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Demais o blog *-*

    Sobre o post, acho que se há realmente amor de ambas a parte, traição é algo inimaginável. Muita gente hoje em dia confunde PAIXÃO com AMOR. Amor é uma coisa muito mais complexa. É algo que vai muito além do "quero ficar com você", muito além do "eu te amo", que hoje em dia é bastante banalizado. Já a paixão geralmente é só a atração física passageira por outra pessoa.

    ResponderExcluir
  10. Ah, Anna, eu acho que tua amiga agiu certo. Foi errado trair (tu disse uma vez "não quer que ninguém descubra? não faça") e se ela estava incomodada fez bem em contar. Parabéns pra ela.

    ResponderExcluir
  11. ótimo tetxo como sempre anna x) e sua amiga fez certo! :D

    ResponderExcluir
  12. Traição? coisa muuuito complicada. Mas eu no lugar da sua amiga teria feito o mesmo!

    ResponderExcluir
  13. eu não sei se teria contado, nossa... mas se eu tivesse com peso na consciência contaria! :(

    ResponderExcluir
  14. escreve mto bem :D mas isso vc ja sabe aushaushua ↑

    ResponderExcluir
  15. já aconteceu comigo! e eu perdoei, mas depois ela me traiu denovo... :S
    vai de pessoa pra pessoa mesmo

    ResponderExcluir
  16. o peso na consciência é de matar! :x o unico jeito é contar mesmo!

    ResponderExcluir
  17. to apaixonada com o blog. seguindo *-*

    ResponderExcluir
  18. gostei do q vc escreveu! ;) blog nos favoritos

    ResponderExcluir
  19. seguindo seu blog, MUITO BOM! continua!

    ResponderExcluir
  20. eh mto ruim ser traído e trair... =/

    ResponderExcluir
  21. ótimo texto!
    traição é uma coisa complexa... mas cada é cada um, como você disse!

    ResponderExcluir
  22. simplesmente amei o texto, me encaixo na sua amiga... vou contar :s

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. já passei pela situação do A, B e C! eu fiquei com o namorado de uma menina da escola, mas não sabia que ele namorava! foi a maior confusão... no fim ele confessou que foi culpa dele, ela perdoou, mas ele vive traindo ela sempre que pode!
    aliás, texto ótimo, to seguindo!

    ResponderExcluir
  25. gostei muito do texto; tbm ja passei pela situação do ABC :s

    ResponderExcluir
  26. O bom é que podemos ser mais tudo que já fomos, podemos, e devemos, sem nos importarmos com os comentários alheios. É esquecer o "de novo" e ir para o novo! fikdik :/
    Acho que o grande motivo das traições é que a pessoa encontrar na outra alguém que a elogia, que a faça sentir desejada, o que entre namorados acaba muitas vezes caindo no esquecimento, se não quer ser traido, ame e faça com que seu parceiro saiba disso.

    ResponderExcluir