sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Amigos e nada mais

Quando conheci o Luiz na escola, um dos nossos primeiros assuntos foi se existe amizade entre homem e mulher. Manjado, eu sei. Mas acredite se quiser, foi o tema mais cabeça que surgiu numa tarde em que a gente só queria dar risada. Isso faz 2 anos e, mesmo sem termos chegado a um acordo naquela discussão, o caso é que nós dois continuamos amigos. O que mostra que amizade entre homem e mulher existe, né? Aliás, não ando saindo muito ultimamente, mas acho improvável que eu e o Luiz sejamos o único casal de amigos na Terra.

Bom, mas é claro que, quando as pessoas se perguntam se amizade entre homem e mulher existe, como a gente naquela tarde, o que elas querem saber é se dá para ser amiga de um cara sem que, um dia, role algo. Aí a história muda um pouco.

Vira e mexe, ouvimos alguma história de amigos que se apaixonaram. Sem querer misturar a vida com ficção nem nada, qualquer pessoa que tenha visto algum filme de comédia romântica sabe disso. Em Friends, Monica e Chandler eram superamigos e, um dia, acabou rolando. Imagina se a Monica tivesse uma amiga que dissesse "Tá vendo? Não dá para mulher e homem serem só amigos". Será? A amizade desinteressada, pura, digamos, que tinha existido entre o Chandler e a Monica deixou de ser verdadeira só porque, um dia, eles se apaixonaram?
Hum... Sei não. É estranho dizer que uma amizade entre homem e mulher era uma farsa só porque a relação entre eles mudou.

Não sei você, mas acho meio complicado não acreditar numa amizade só porque um dia, daqui a dois anos e duas semanas, se não chover, pode surgir uma atração. É a mesma coisa que deixar de ser amiga de uma menina porque vocês duas fazem medicina e daqui a dez anos, quando tiverem aberto uma clínica, podem brigar e não é legal brigar em ambiente de trabalho. Tá, não é a mesma coisa, mas você entendeu. O ponto é: qualquer amizade pode se transformar com o tempo, ué. Pode acabar, pode se fortalecer, pode acontecer tudo, inclusive nada. E isso não invalida o passado, invalida?

A gente costuma ter uma resistência danada a mudanças. Ficamos arrasadas ao perceber que já não é tão legal conversar com aquela amiga que já representou tanto para nós (se você não fica arrasada com isso, desculpe). Ou quando começamos a namorar e não temos mais a necessidade de ver nossos amigos cinco vezes por semana. A gente quer que as mudanças ocorram, sim, mas que, de alguma forma, tudo fique como antes.
Talvez por isso, quando ouvimos falar que dois amigos se apaixonaram, a gente leve um susto. Tudo mudou. Se tudo mudou, então nada existia antes? Ih, então é melhor não acreditar em amizade com o gênero masculino. Será? Claro que não! Amizade entre mulheres e homens não é impossível. Alguns casando, outros sendo padrinhos do casamento do amigo. Diferente, nossa amizade com eles pode ser. Sujeita a mudanças, certamente. Como tudo na vida. Não acha?

5 comentários:

  1. Anna, acredito que existe sim amizade entre homem e mulher, mas meu melhor amigo se apaixonou por mim e em seguida me fisgou. Hoje faz quatro anos e oito meses que estamos juntos, fora o ano em que erámos só amigos. Estamos noivos, mas continuamos amigos!!!
    Beijão, belo blog, e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindooooo! É como eu disse, as amizades podem mudar, mas o passado continua válido!
    O mesmo para ti, tudo de bom! =*

    ResponderExcluir
  3. olha eu acredito que possa sim existir amizade com homemns eu pelo mesma tenho amigos masculinos e a gente é só amigos , tenho um verdadeiro amigo que faz 2 anos que esta na minha vida , é um amor e somos amigos, então acho que existe sim amigos, e pode sim existir amizades de diferentes formas..
    há amei o contexto parabéns garota vc é criativa...bjss bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Eu também acredito que existe amizade entre homens e mulheres sem que haja um interesse sexual envolvido. E acredito nisso porque tenho amigos homens, com quem converso, troco muitas idéias e divido minha paixão por livros.


    Meu blog: http://garotapaidegua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, super concordo. A maioria dos meu amigos são homens. E nem por isso, temos que ter alguma coisa.
    Esse é um tema muito polemico. principalmente, se conversado com Homens!! HAHAH

    ResponderExcluir